Anderssen deu xeque-mate com um rei e bispo em 21 de junho de 1851. O jogo, contra Lionel Kieseritzky, ficou conhecido como a "Partida Imortal" por causa da sequência de sacrifícios que levou à vitória. O alemão abandonou dois cavalos e um bispo em posição de risco, mas construiu uma posição tão dominante que o rei negro não teve alternativa. A partida aconteceu durante o primeiro torneio internacional da história, em Londres. A jogada de Anderssen é estudada até hoje como um exemplo de arte no xadrez. A Deutsche Welle celebrou o centenário com um calendário especial. O jogo ainda inspira jogadores e analistas, mostrando como a criatividade pode superar a lógica da posição. A partida imortal não apenas marcou a era do xadrez moderno, mas também redefiniu o que é possível no tabuleiro.
Geral